04/09/2009

Histórico da Unidade Escolar


 

Nossa história inicia-se com a vinda da família do Senhor Pedro Francisco Klein da localidade de São Pedro de Alcântara, comunidade vizinha de Florianópolis, sendo eles os primeiros moradores, que deram a esta localidade o nome de São Pedro.

    Em 1952, o Padre Vigário de Guaramirim foi autorizado a realizar a construção do prédio da Escola Reunidas São Pedro na localidade de Guamiranga pelo então Governador do Estado Senhor Irineu Bornhausen. A Escola funcionava no pequeno armazém do comerciante Oswaldo Klein. Uma parte das crianças usava como assento um pequeno caixote de madeira.

    Em sua visita, o Governador percebeu a necessidade da construção de um prédio e encarregou o Padre Matias Stein como responsável pela edificação. O terreno sede foi escolhido próximo a capela e de propriedade de Pedro Evaristo Klein e Carlos Borgmann parceria ideal para sediar nossa Escola. Cientes das necessidades da nossa comunidade, os proprietários fizeram a doação do terreno. O que parecia ideal para alguns foi motivo de protesto para outros: os habitantes da localidade de São Miguel reivindicaram a construção de dois quilômetros mais próxima de sua comunidade, sendo na propriedade da família Olinger. Recusada a reivindicação iniciaram a construção de outra Escola feita de madeira no local desejado.

    Ao término do ano de 1952 a obra estava construída, recendo o nome de Escola Reunidas São Pedro, sendo necessário agora, a constituição do corpo docente. No dia oito de fevereiro de 1953, chegaram a esta instituição as irmãs catequistas Ana Possamai e Angelina Isquizato que começaram com zelo e dedicação seu novo apostolado. O número de crianças aumentou tanto, que em 1955, mais duas irmãs chegaram para auxiliar na tarefa.

    Este estabelecimento prosseguiu sob o título de Escola Reunidas São Pedro até o ano de 1975, quando então passou a se chamar Escola Básica São Pedro. No ano de 1987, a nossa Escola torna-se colégio sob o título de Colégio Estadual São Pedro. De acordo com a Portaria E/017 de 28/03/2000 a Unidade Escolar passou a denominar-se Escola de Educação Básica São Pedro.

    Atualmente a Escola conta com aproximadamente 1000 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio, funcionando nos três turnos.

    Atuam na Escola cerca de 30 professores, 02 Funcionários Administrativos, 03 Assistentes Técnico-Pedagógicos e 06 Agentes de Serviços Gerais.

    A Escola possui um eficiente corpo administrativo-pedagógico e uma equipe de professores e funcionários que procuram todos os meios para elevar o nível cultural dos alunos e da comunidade.

Evolução, Leis e Acidentes uma cronologia que nem todos gostam...